História

História

A 1ª Grande Guerra

                   

Na 2ª metade do século XIX vários países industriais europeus expandiram-se para outros continentes, em particular para África, por ra­zões económicas, políticas e culturais.

Em 1884-1885 na Conferência de Berlim, estabeleceu-se o princípio da ocupação efecti­va do continente africano. Então, formaram-se vastos impérios coloniais, com destaque para os da Inglaterra e da França. As rivalidades entre as potências europeias levaram-nas, também, a reforçar o seu poderio bélico e estabelecer entre si alianças militares (Tríplice Aliança e Triple Entente). A paz na Europa ficou, então, em risco.

              

Em 28 de Junho de 1914 Fran­cisco Fernando (herdeiro do trono austro-hún­garo) foi assassinado na Bósnia. De imediato, a política de alianças fez deflagrar a 1ª Grande Guerra.

              

Em Agosto de 1914 a Alemanha invadiu a Bélgica e procurou, sem êxito, con­quistar Paris. Os exércitos em confronto - ale­mães de um lado, franceses, ingleses, belgas... do outro - entrincheiraram-se ao longo de uma linha de 800 km, que ia do Mar do Nor­te à Suíça. Até 1918 nenhum deles conseguiu sobrepor-se ao outro.

         

A guerra das trincheiras foi um longo período, da 1ª Guerra Mundial, caracterizado por grande desgaste: elevada mortalidade, grande destruição e elevados gastos financeiros.

Os oficiais franceses eram grandes adeptos desta táctica – guerra das trincheiras – e, no 1ª Guerra Mundial, enviaram soldados para o campo de batalha sem equipamento adaptado às trincheiras. Diziam que as precauções defensivas eram desnecessárias se se fizessem ataques maciços suficientemente rápidos. Porém, estas tácticas foram postas em causa depois dos exércitos terem sofrido pesadas baixas em ataques contra trincheiras defendidas por metralhadoras.

As trincheiras eram protegidas pelo arame farpado e por postos de metralhadora. Cavavam-se também trincheiras pela "terra de ninguém" dentro para ouvir o que se passava na posição inimiga ou para capturar soldados e depois interrogá-los.